1.
Dentre as medidas apresentadas abaixo qual que não será alterada caso a carga da embarcação seja aumentada ou diminuída?
2.
Qualquer que seja o seu tipo, ou o meio de propulsão, um navio deve possuir as seguintes qualidades náuticas:
3.
Para desatracar a embarcação devemos, como regra geral, manobrar da seguinte forma:
4.
Uma embarcação que tem um hélice apenas e a rotação é no sentido horário e o leme está a meio, com seguimento (movimento) avante, tende a guinar para:
5.
Evitar que uma embarcação atracada abra (se afaste) do cais é a principal função de uma espia chamada de:
7.
Um barco atracado em local de grande amplitude de maré deve ter o cuidado de:
8.
(Nós e Voltas) - Um nó muito útil a bordo, que pode ser desfeito com facilidade e serve para fazer uma alça e prender a espia a um cabeço no cais é chamado de:
9.
(Nós e Voltas) - É o nó muito usado para amarrar embarcações pequenas ao arganeu de uma boia.
10.
Uma característica que faz uma âncora do modelo Danforth ser recomendada para embarcações de esporte e/ou recreio é que esse modelo:
11.
Uma embarcação com um hélice apenas, com rotação no sentido horário, com leme a meio, com seguimento (movimento) para ré, a proa tenderá a guinar para:
12.
Com relação ao leme, podemos dizer que é uma:
13.
Em um barco atracado, em que situação precisamos manter alguém cuidando das espias para ir aumentando ou diminuindo o seu comprimento:
14.
Deve-se fundear a embarcação de esporte e recreio, com a âncora Danforth, evitando os fundeadouros de tença de:
15.
Quando uma embarcação é levada pelo vento, maré ou corrente, arrastando pelo fundo sua âncora, diz-se, na linguagem marinheira, que ela está:
16.
Se precisarmos enfrentar ondas de proa e "Navegar a Capa" será preferível, por razões de segurança, que nosso rumo forme um ângulo aproximado de _____ graus em relação à direção das ondas:
17.
Para segurança da embarcação, devemos proceder a diversas verificações antes de sairmos para navegar, exceto:
18.
Qual dos pontos, dentre as alternativas abaixo propostas, NÃO é essencial para a escolha de um bom ancoradouro?
19.
Qual deve ser a providência de um barco quando a âncora não quer largar do fundo e parece estar presa?
20.
Qual das correlações abaixo está totalmente correta?
21.
O peso e tamanho da âncora adequada para um determinado barco está diretamente relacionado a:
22.
Uma embarcação com um hélice (passo para a direita), leme todo voltado para bombordo, partindo da situação de parado, com o hélice girando no sentido anti-horário, a proa:
23.
Uma embarcação com um hélice, com rotação a direita, com leme a meio, partindo do repouso e hélice em marcha a vante, a proa guinará para:
24.
A peça giratória (roda do leme) que, quando acionada (girada) para esquerda ou direita, movimenta o leme, também é chamada de:
25.
Diz-se que um barco com muito peso na proa e popa e pouco peso a meia nau está correndo perigo de quebrar ao meio por ondas fortes e altas. Nesta situação diz-se que ele está com: