Manobra de Embarcação – Exercício 07 1. Os cabos que aguentam a embarcação com corrente de proa são: Lançante de proa e espringue de proa Lançantes de proa e popa Lançante de proa e través Lançante de proa e espringue de popa Espringue e lançante de proa None 2. Quando em mar ruim, para vencer as ondas grandes, deve-se acelerar e desacelerar o motor da seguinte forma: Acelerar na subida e desacelerar antes da descida Não acelerar nem na subida nem na descida Quando subir na onda acelerar e continuar acelerando na descida Não acelerar na subida, somente na descida Manter a velocidade constante tanto na subida quando na descida da onda None 3. Para atracar deve-se, em regra geral, manobrar da seguinte forma: Aproximar-se do cais, num ângulo de 45º, de modo a passar um cabo de proa, logo que possa, colocando o leme para o bordo oposto ao do cais, para deslocar a popa para este Aproximar-se do cais, num ângulode 90º, de modo a passar um cabo de proa, logo que possa, colocando o leme para o bordo do cais, para deslocar a popa para este Aproximar-se do cais, em qualquer ângulo, desde que, sem seguimento, guinando-se a popa para o cais e passando-se o cabo de ré Aproximar-se do cais, num ângulode 90º, de modo a passar um cabo de proa logo que possa, colocando o leme para o bordo oposto ao do cais, para deslocar a popa para este Aproximar-se do cais, num ângulode 35º, de modo a passar um cabo de proa, logo que possa, colocando o leme para o bordo do cais, para deslocar a popa para este None 4. Uma pessoa posicionada na proa de um barco, de frente (voltado) para a popa, terá à sua direita o bordo de: Ré Contra bordo Bombordo Vante Boreste None 5. Dentre as alternativas abaixo, assinale a mais indicada. Durante uma atracação sabemos que uma embarcação de grande porte utiliza espias denominadas lançantes, espringues e traveses, mas uma embarcação miúda ou de médio porte não precisa de todas elas, devendo utilizar pelos menos: Um lançante a meia-nau e outro na proa Um través na proa e um espringue a meia-nau Um través na popa e um lançante a meia-nau Um lançante na proa e outro na popa Um través a meia-nau None 6. Dentre as alternativas abaixo, assinale que tipo de tença (fundo) deverá ser escolhido para o fundeio de nossa embarcação para que a âncora permaneça bem firme, sem sair do local em que foi lançada: Pedra ou lama Areia ou cascalho Conchas Areia ou lama Cascalho ou pedra None 7. Como é denominada a manobra efetuada quando se quer manter a embarcação com a proa chegada ao vento para aguentar o mau tempo, com pouco segmento, mas abatendo consideravelmente e formando uma esteira de calma? Abater Por a embarcação à capa Correr com o tempo Derivar Rocegar None 8. O modelo de âncora com grande poder de unhar e que vem tendo ótima aceitação entre embarcações amadoras é o modelo: Patente Bruce Danfortn Almirantado Garateia None 9. De um modo geral, o efeito das águas rasas é Diminuir o calado Aumentar a pressão no hélice Diminuir a resistêcia à propulsão Aumentar o efeito sobre o leme Aumentar a resistência à propulsão None 10. Durante um fundeio, havendo possibilidade de chegada de mau tempo, devemos: Aumentar o comprimento da amarra na água Aumentar o calado da amarra Diminuir o comprimento da amarra na água Passar duas amarras na mesma âncora Aumentar o peso do ferro (âncora) None 11. As partes curvas do costado de uma embarcação, nas imediações da proa, por boreste ou por bombordo, são chamadas de: Convés Alhetas Bochechas Longarinas Boca None 12. O que vem a ser tença? Tipo de âncora Ondulações que geram perfis diferenciados do fundo Tipo de material que fica no fundo, para segurar a embarcação Tipo de ferro Tipo de fundo (qualidade) None 13. É o convés completo mais elevado que a embarcação possui, de tal forma que todas as aberturas situadas nas partes expostas do mesmo disponham de meios permanentes de fechamento que assegurem sua estanqueidade: Convés de borda livre Convés de superestrutura Convés completo Convés adaptado Convés principal None 14. Quando houver risco de mau tempo ou fundeio demorado, qual a regra para se determinar o comprimento da amarra? No mínimo cinco vezes a profundidade do lugar No mínimo seis vezes a profundidade do lugar No mínimo duas vezes a profundidade do lugar No mínimo quatro vezes a profundidade do lugar No mínimo três vezes a profundidade do lugar None 15. Para evitar as possíveis pancadas no costado contra o cais podemos passar (pendurar) pela borda do barco que está atracado algumas peças macias de borracha, ou outro material, chamadas de: Boia de arinque Aduchas Espias Defensas Boias de atracação None 16. As qualidades náuticas de um barco são: Resistência mínima à propulsão, mobilidade e estabilidade de plataforma Resistência física, estanqueidade e flexibilidade Indivisibilidade, deslocamento e resistência Flutuabilidade, navegabilidade da plataforma e estanqueidade Quilha única, flexibilidade de propulsão e segurança da plataforma None Time's up