Navegação e Balizamento – Exercício 01 1. Nas embarcações de esporte e recreio, as luzes mais comuns são: Uma luz branca a ré, luzes de bordo, verde a boreste e encarnada a bombordo Uma luz branca a vante, uma luz branca a ré, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada, combinadas Uma luz branca a vante, uma luz branca a ré, luzes de bordo, verde a boreste e encarnada a bombordo Uma luz branca no mastro de vante, uma luz branca no mastro de ré, mais alta que a de vante, uma luz de alcançado a ré, luzes verde e encarnada a bombordo Uma luz branca a vante, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada, combinadas None 2. Duas embarcações a motor navegam em "rumos cruzados", qual deve manobrar? A que avistar a outra primeiro A que tiver empregando menor velocidade A que avistar a outra por bombordo A que tiver empregando maior velocidade A que avistar a outra por boreste None 3. Quando duas embarcações de propulsão mecânica navegam em rumos que se cruzam em situações de envolva risco de abalroamento, qual a ação correta quanto a obrigatoriedade da manobra: A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa A embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua popa A embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter no rumo que navega e aguardar a manobra da outra embarcação A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua popa None 4. Com relação a preferência de manobra, uma embarcação à vela deverá manter-se fora do caminho de todas as embarcações abaixo, exceto: Uma embarcação engajada na pesca Uma embarcação com capacidade de manobra restrita Uma embarcação a motor Uma embarcação com capacidade de manobra restrita devido ao seu calado Uma embarcação sem governo None 5. A marca de tope do sinal que significa águas seguras é: Um cone encarnado Uma esfera encarnada Cilindro verde Um xis (X) amarelo Duas esferas pretas None 6. A marca de tope do sinal cardinal leste é identificada por: Dois cones azuis, um sobre o outro base a base Dois cones pretos, um sobre o outro base a base Dois cones pretos, um sobre o outro ponta a ponta Dois cones pretos, um sobre o outro com os vértices para baixo Dois cones pretos, um sobre o outro com os vértices para cima None 7. Embarcação com cabo de reboque inferior a 200 metros de comprimento, é facilmente identificada por exibir: Duas luzes brancas no mastro Quatro luzes brancas no mastro Três luzes brancas no mastro Uma luz branca no mastro Duas luzes encarnadas no mastro None 8. As embarcações engajadas na pesca não deverão atrapalhar a passagem de qualquer outra embarcação que estiver: Com velocidade moderada e apitando Navegando em baixa velocidade e apitando Navegando dentro de um canal estreito. Atracada Com a proa voltada para a sinalização de boreste None 9. Num canal ou rio, duas embarcações de esporte e recreio navegam em rumos opostos, das opções abaixo, quem tem preferência, e como deverá ser a manobra? A que vem a favor da corrente deverá posicionar-se no meio do rio e a outra na sua margem de boreste, sendo que a que vem contra a corrente tem preferência A que vem contra a corrente deverá posicionar-se na margem de bombordo mais próxima e a outra no meio do rio, não havendo preferência de manobra entre elas A que vem a contra a corrente deverá posicionar-se no canal e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência A que vem contra a corrente deverá posicionar-se no meio do rio e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem contra a corrente tem preferência A que vem a favor da corrente deverá posicionar-se no meio do rio e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência None 10. Uma embarcação sem governo tem preferência em relação à: Uma embarcação com capacidade de manobra restrita Uma embarcação engajada na pesca Uma embarcação a motor Todas as embarcações citadas Uma embarcação a vela None 11. Ao deparar-se com uma embarcação de grande porte, à noite, exibindo uma luz encarnada no alto do mastro, deve-se tomar cuidado pois: Ela está sem governo Ela tem preferência pois está com capacidade de manobra restrita Ela está fundeada Ela carrega carga perigosa Ela está em manobra restrita devido ao seu calado None 12. Um apito curto significa: Tenciono ultrapassar por bombordo Estou guinando para boreste Estou parando máquinas Estou guinando para bombordo Estou dando atrás None 13. Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar, com duas esferas pretas na sua parte de cima. Nesse caso, estamos diante de: Uma baliza Um perigo isolado Um balizamento cego Área de recreação Uma boia cônica None 14. A boia cega: Não emite luzes Emite luzes amarelas Emite luzes circulares encarnadas Emite luzes brandas Emite luzes brancas None 15. Um apito longo de dois em dois minutos significa: Embarcação fundeada, em visibilidade restrita Embarcação rebocando outra Embarcação com propulsão mecânica com seguimento, em visibilidade restrita Embarcação sendo rebocada Embarcação parada, em visibilidade restrita None 16. O balizamento que indica perigo isolado, possui as cores: Branca e preta em listas horizontais Preta e encarnada em listas verticais Encarnada e amarela em duas metades Preta e encarnada em listas horizontais Branca e encarnada em listas verticais None 17. Um objeto que esteja por nossa alheta de bombordo está na marcação relativa de: 45º graus 225º graus 90º graus 275º graus 180º graus None 18. Dois apitos curtos significam: Estou guinando para bombordo Estou guinando para boreste Tenciono ultrapassá-lo por bombordo Estou dando máquinas atrás Estou parando máquinas None 19. O navegante, em caso de dúvida quanto a existência de risco de abalroamento, deverá adotar o seguinte procedimento: Desconsiderar o risco de abalroamento Presumir que tal risco existe Aguardar a outra embarcação para manobrar Presumir que tal risco não existe Não manobrar a embarcação None 20. Qual a finalidade do RIPEAM? Regulamentar as manobras, luzes de navegação e de condições especiais, em águas de jurisdição nacional Evitar colisões no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes, marcas e sinais sonoros Evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes, marcas e sinais sonoros Evitar a colisão em mar aberto, em águas internacionais, através de regras de governo, luzes, marcas e sinais sonoros Evitar o abalroamento em águas nacionais através de regras de governo e navegação, luzes, marcas e sinais sonoros None 21. Três apitos curtos significam: Tenho intenção de ultrapassá-lo por seu boreste Estou parando máquinas Estou dando máquinas atrás Não entendi suas intenções de manobra Estou ultrapassando por boreste None 22. Uma embarcação a vela, em movimento, deve exibir: Luz de mastro e luz de alcançado Luzes de bordos e luz de mastro Luzes de bordos e luz de alcançado Luz de alcançado e luzes verticais Luz de mastro e luz de bordo None 23. O sinal lateral de canal que fica a bombordo, de quem entra no porto, tem a cor: Amarela Preta e vermelha Verde Branca Encarnada None 24. São situações normalmente indicadas por balizamento, exceto: Perigos naturais e limites laterais dos canais Novos perigos Zonas de acidentes marítimos importantes Áreas onde estão sendo realizados serviços especiais Área de regatas e pontos de espera de eclusas None 25. O sinal lateral de canal que fica a boreste de quem entra no porto tem a cor: Branca Encarnada Preta e encarnada Amarela Verde None Time's up