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Navegação e Balizamento – Exercício 01
1.
O sinal lateral de canal que fica a bombordo, de quem entra no porto, tem a cor:
Preta e vermelha
Branca
Amarela
Encarnada
Verde
None
2.
A marca de tope do sinal cardinal leste é identificada por:
Dois cones pretos, um sobre o outro base a base
Dois cones pretos, um sobre o outro ponta a ponta
Dois cones pretos, um sobre o outro com os vértices para cima
Dois cones pretos, um sobre o outro com os vértices para baixo
Dois cones azuis, um sobre o outro base a base
None
3.
Dois apitos curtos significam:
Estou guinando para bombordo
Estou dando máquinas atrás
Tenciono ultrapassá-lo por bombordo
Estou guinando para boreste
Estou parando máquinas
None
4.
Duas embarcações a motor navegam em "rumos cruzados", qual deve manobrar?
A que avistar a outra por bombordo
A que avistar a outra primeiro
A que avistar a outra por boreste
A que tiver empregando maior velocidade
A que tiver empregando menor velocidade
None
5.
Um apito curto significa:
Estou guinando para bombordo
Estou parando máquinas
Tenciono ultrapassar por bombordo
Estou guinando para boreste
Estou dando atrás
None
6.
Com relação a preferência de manobra, uma embarcação à vela deverá manter-se fora do caminho de todas as embarcações abaixo, exceto:
Uma embarcação com capacidade de manobra restrita
Uma embarcação engajada na pesca
Uma embarcação sem governo
Uma embarcação com capacidade de manobra restrita devido ao seu calado
Uma embarcação a motor
None
7.
Uma embarcação a vela, em movimento, deve exibir:
Luz de alcançado e luzes verticais
Luzes de bordos e luz de alcançado
Luz de mastro e luz de alcançado
Luzes de bordos e luz de mastro
Luz de mastro e luz de bordo
None
8.
O sinal lateral de canal que fica a boreste de quem entra no porto tem a cor:
Encarnada
Verde
Branca
Preta e encarnada
Amarela
None
9.
Quando duas embarcações de propulsão mecânica navegam em rumos que se cruzam em situações de envolva risco de abalroamento, qual a ação correta quanto a obrigatoriedade da manobra:
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa
A embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa
A embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua popa
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua popa
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter no rumo que navega e aguardar a manobra da outra embarcação
None
10.
Ao deparar-se com uma embarcação de grande porte, à noite, exibindo uma luz encarnada no alto do mastro, deve-se tomar cuidado pois:
Ela está sem governo
Ela carrega carga perigosa
Ela está em manobra restrita devido ao seu calado
Ela tem preferência pois está com capacidade de manobra restrita
Ela está fundeada
None
11.
O navegante, em caso de dúvida quanto a existência de risco de abalroamento, deverá adotar o seguinte procedimento:
Desconsiderar o risco de abalroamento
Presumir que tal risco existe
Aguardar a outra embarcação para manobrar
Não manobrar a embarcação
Presumir que tal risco não existe
None
12.
Três apitos curtos significam:
Estou ultrapassando por boreste
Tenho intenção de ultrapassá-lo por seu boreste
Estou parando máquinas
Estou dando máquinas atrás
Não entendi suas intenções de manobra
None
13.
Uma embarcação sem governo tem preferência em relação à:
Uma embarcação a vela
Uma embarcação com capacidade de manobra restrita
Uma embarcação a motor
Uma embarcação engajada na pesca
Todas as embarcações citadas
None
14.
Um objeto que esteja por nossa alheta de bombordo está na marcação relativa de:
225º graus
45º graus
90º graus
275º graus
180º graus
None
15.
Durante o dia, observou-se uma haste em forma de pilar, com duas esferas pretas na sua parte de cima. Nesse caso, estamos diante de:
Área de recreação
Um balizamento cego
Uma baliza
Uma boia cônica
Um perigo isolado
None
16.
Nas embarcações de esporte e recreio, as luzes mais comuns são:
Uma luz branca a vante, uma luz branca a ré, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada, combinadas
Uma luz branca a vante, uma luz branca a ré, luzes de bordo, verde a boreste e encarnada a bombordo
Uma luz branca a ré, luzes de bordo, verde a boreste e encarnada a bombordo
Uma luz branca no mastro de vante, uma luz branca no mastro de ré, mais alta que a de vante, uma luz de alcançado a ré, luzes verde e encarnada a bombordo
Uma luz branca a vante, uma luz de alcançado branca, luzes verde e encarnada, combinadas
None
17.
A boia cega:
Emite luzes brandas
Emite luzes brancas
Emite luzes circulares encarnadas
Emite luzes amarelas
Não emite luzes
None
18.
São situações normalmente indicadas por balizamento, exceto:
Zonas de acidentes marítimos importantes
Área de regatas e pontos de espera de eclusas
Áreas onde estão sendo realizados serviços especiais
Novos perigos
Perigos naturais e limites laterais dos canais
None
19.
Qual a finalidade do RIPEAM?
Evitar colisões no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
Evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
Regulamentar as manobras, luzes de navegação e de condições especiais, em águas de jurisdição nacional
Evitar a colisão em mar aberto, em águas internacionais, através de regras de governo, luzes, marcas e sinais sonoros
Evitar o abalroamento em águas nacionais através de regras de governo e navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
None
20.
A marca de tope do sinal que significa águas seguras é:
Um cone encarnado
Uma esfera encarnada
Um xis (X) amarelo
Duas esferas pretas
Cilindro verde
None
21.
Num canal ou rio, duas embarcações de esporte e recreio navegam em rumos opostos, das opções abaixo, quem tem preferência, e como deverá ser a manobra?
A que vem a favor da corrente deverá posicionar-se no meio do rio e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência
A que vem a favor da corrente deverá posicionar-se no meio do rio e a outra na sua margem de boreste, sendo que a que vem contra a corrente tem preferência
A que vem contra a corrente deverá posicionar-se na margem de bombordo mais próxima e a outra no meio do rio, não havendo preferência de manobra entre elas
A que vem contra a corrente deverá posicionar-se no meio do rio e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem contra a corrente tem preferência
A que vem a contra a corrente deverá posicionar-se no canal e a outra na sua margem direita, sendo que a que vem a favor da corrente tem preferência
None
22.
O balizamento que indica perigo isolado, possui as cores:
Encarnada e amarela em duas metades
Preta e encarnada em listas verticais
Preta e encarnada em listas horizontais
Branca e preta em listas horizontais
Branca e encarnada em listas verticais
None
23.
Embarcação com cabo de reboque inferior a 200 metros de comprimento, é facilmente identificada por exibir:
Três luzes brancas no mastro
Quatro luzes brancas no mastro
Duas luzes encarnadas no mastro
Duas luzes brancas no mastro
Uma luz branca no mastro
None
24.
Um apito longo de dois em dois minutos significa:
Embarcação fundeada, em visibilidade restrita
Embarcação sendo rebocada
Embarcação rebocando outra
Embarcação com propulsão mecânica com seguimento, em visibilidade restrita
Embarcação parada, em visibilidade restrita
None
25.
As embarcações engajadas na pesca não deverão atrapalhar a passagem de qualquer outra embarcação que estiver:
Com velocidade moderada e apitando
Atracada
Navegando em baixa velocidade e apitando
Com a proa voltada para a sinalização de boreste
Navegando dentro de um canal estreito.
None
Time's up